
Yansã com Odé, a caçadora dos eguns
Este site vem com o intuito de divulgar a religião africana(Nação Ijexá), assim como seus orixás, crenças e fé, o entretenimento e o esclarecimento.
Ore a Ogum Ele certamente lhe ouvirá!
Ogum Dê Anire Ire Ire Ogum Ló
Acaradeô Anirê Ire Ire Ogum Ló
Ogunhê! Sua força, para nós todos!
Na.Sra. Aparecida, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus,...
São Jorge
Esta imagem é uma das mais marcantes de Ogum e Yansã, pois mostra o momento em que os dois duelam, após a descoberta da traição de Oyá. Infelizmente, um episódio triste. Mas, como o amor supera tudo, Yansã percebeu o erro que cometera e arrependeu-se, Ogum por sua vez perdoou, provando seu imenso amor. Fato que, daí em diante o amor dos dois passou a ser respeitado e admirado. O perdão, o ato de reavaliar atitudes, a cumplicidade, a lealdade e principalmente o amor que unem Ogum e Yansã, são sentimentos que nos remetem a refletir sobre o que existe em nossos corações de verdadeiramente puro, pois a real história aqui, é a do amor transformador, o que regenera, cura, abranda, acalenta e sustenta. Este é o motivo pelo qual a união de Ogum e Yansã é reverenciada. A pureza dos sentimentos e a reciprocidade. Um verdadeiro amor para todos.


Caros amigos e leitores, eu havia comentado que citaria os demais Orixás do Panteão Africano, desmembrando-os. Mas, não irei fazer de modo tão profundo. Especificando cada um deles. Irei apenas comentar como é a atuação de cada um deles em comunhão com Yansã. Afinal, o site pertence a ela! Mas, como em nossa religião um dos fundamentos mais importantes, é o conjunto, o todo, então o farei. Até porque, o propósito deste site não é repetir o que a maioria já sabe, e sim o que poucos sabem. Não me prenderei muito em características, arquétipos, etc. A idéia é: ser interessante, novo!
Então, vamos lá. Peço licença a Yansã, agô! minha Mãe!
Começarei por Ogum, pularei a ordem, apenas por ser eu filha de Ogum!
Peço ao Pai Bará licença e permissão para isto. Agô! Alupô!




Yansã é um orixá muito poderoso, atua em várias áreas de nossa vida. Nos fornece todo o apoio para que resolvamos nossos problemas da melhor maneira possível. Mas, Oyá determina alguns fatores para isso: você tem que ser sincero, honesto, humilde; tem ainda que crer, mas crer com o coração aberto e acima de tudo ser justo e jamais agir de má fé.
Quando desejamos ou precisamos de algo, julgamos que seja a nossa maneira, mas, não funciona assim no mundo espiritual. No divino, as necessidades supridas são de acordo com o merecimento de cada um e o que está predestinado para cada pessoa, esse critério às vezes soa mal, mas, para o divino, se você teve ações boas, foi uma pessoa justa e não agiu errado com os demais, você tem crédito! Razão pela qual, é necessário avaliarmos antes de tudo nossa conduta diante da vida e das outras pessoas. Então, procure limpar seu coração das mágoas, rancores, invejas e demais moléstias de sentimento.
Daí, comece a rever suas atitudes, suas ações com seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, escola, enfim, todas as pessoas que os cerca. Com isso, sendo o bem e agindo o bem, o divino irá agraciar, sempre de acordo com a justiça dos céus.
Quando pedir a Yansã, use o melhor de você e diga: "se for o melhor para mim, que seja! Confio em ti e sei que sempre fará o melhor por mim". Mas, lembre-se: JAMAIS PEÇA ALGO QUE PARA SEU BEM SEJA O MAL DE OUTREM.
E se agirmos assim, com o mais puro de nosso ser, e sempre agradecendo pelo que já temos, o divino há de nos atender.
Epaieio! Oyá! Que suas brisas suaves soprem na vida de cada um de nós.
Epaieio!


